Confira o perfil de um bom vereador
Sendo um agente político, o vereador é eleito por meio do voto direto e secreto do povo. O vereador exerce sua função no poder legislativo municipal.
Sendo parte integrante do Poder Legislativo municipal, a função principal do vereador é a de representar os interesses do povo diante do poder público. Esta é a finalidade de um indivíduo que é escolhido para representar um povo.
Confira a seguir, o perfil de um bom vereador.
Um bom vereador deve ser alguém comprometido e dedicado
Um bom vereador é aquele que se compromete com a ética e as leis estabelecidas pelo cargo, que seja a voz do povo, cumprindo o seu papel constitucional, fiscalizando o Poder Executivo.
Um bom vereador acompanha os processos na Prefeitura, quando há alguma licitação. Ele verifica se o que a Prefeitura está aplicando está em concordância com aquilo que o povo quer. Comprometimento e dedicação com o papel exercido.
Sendo assim, o perfil de um bom vereador é o comprometimento e a dedicação que ele tem, como seus afazeres e suas obrigações.
Um bom vereador deve estar atento à voz do povo
Um bom vereador deve ter o perfil de alguém que esteja atento, que conheça as necessidades e interesses reais da sociedade.
Como o vereador representa o município e não apenas um bairro, ele deve então, se atentar a ouvir as reclamações de todos. E a partir disso, tomar soluções que visam melhorias para todo o município, e não apenas algumas localidades.
Um bom vereador deve ser um defensor do serviço público
Um bom vereador certamente, defende o serviço público, sobretudo a área da saúde e da educação, que são os que consistem em serviços humanos. Ele deve garantir que o serviço público tenha seus direitos garantidos.
Sempre valorizando, inclusive os profissionais que trabalham no desenvolvimento das políticas públicas populacionais. Um bom vereador, se atenta a essas questões de serviços públicos, e tem esse olhar voltado para as pessoas mais necessitadas.
Um bom vereador é independente, dinâmico, atualizado.
Por fim, um bom vereador deve ser alguém de caráter independente. Isso para evitar que ele seja contaminado por interesses que sejam contra o bem-estar social. A independência dá pra ele a capacidade de escolher não entrar em esquemas corruptos, por exemplo.
Um bom vereador também deve ser dinâmico, para estar sempre a par das mudanças e das particularidades dos interesses sociais. Deve sempre se atualizar em relação às dificuldades e as necessidades de tomar uma ação preventiva de quadros da sociedade, seja na educação ou na segurança, por exemplo.
Gostou desse artigo? Fique ainda mais antenado sobre o mundo da política acessando nossa plataforma de política, O Assessor!