Branding

Branding político: quanto isso afeta sua campanha?

Se engana quem pensa que essa história de gestão da marca é uma preferência e necessidade somente de empresas! No ambiente político, esse trabalho do marketing é fundamental para alavancar a campanha política de candidatos e políticos eleitos. Hoje, as organizações perceberam que a prioridade é satisfazer as necessidades e desejos dos clientes. Somente dessa forma é possível obter sucesso em seus negócios.  Nesse contexto, o branding político nasceu com o objetivo de compreender e satisfazer as necessidades da população.

Através de uma imagem montada estrategicamente e gerida de forma a trazer resultados mais promissores, o  ator político passa a ser melhor percebido pela população.

Como consequência, o político pode obter o tão desejado voto.

Bem, mas montar o branding político não acontece do dia para a noite!

Para atingir os objetivos com sucesso, é preciso realizar um planejamento eficiente e eficaz, através de técnicas de marketing eleitoral.

O branding político depende da gestão dessas estratégias, para que elas sejam coerentes e relevantes.

A verdade é que todo esse processo é complexo e longo.

Por isso, é necessário muita paciência e esforços de todo o time do político para fazer dar certo!

Ficou curioso(a) para entender melhor sobre o que é o branding político e o quanto isso afeta na sua campanha? 

Então, continue a leitura desse artigo e saiba mais.

O que é branding político? 

Um produto que se comercializa para satisfazer as necessidades e desejos dos clientes e esse produto pode ser um bem ou um serviço.

O candidato político é um produto composto por todos os seus atributos pessoais, suas ideias, seus planos e sua imagem pública. 

Nessa realidade, como os eleitores não podem testar o “produto” como ocorre quando compra um automóvel ou algo similar, a via possível é questionar e debater as ideias do candidato.

É nesse contexto que o branding político entra como fator fundamental que solidifica a campanha do candidato.

A marca do político  está totalmente atrelada ao seu partido e suas ideologias, assim, através dessas bases o político pode extrair toda a inspiração para desenvolver os seus ideais políticos. 

Para fazer um bom trabalho de branding, o time de marketing precisa traçar o  perfil do candidato com o objetivo de planejar a imagem que será projetada junto aos eleitores. 

É baseado neste perfil que os eleitores votam. Por isso, o político precisa trabalhar no dia-a-dia a sua imagem para firmar-se junto ao eleitor. 

Quando o trabalho não é estrategicamente desenvolvido, então a imagem por ele projetada não é recebida com o mesmo significado pelo eleitor.

Além disso, sob influência da imprensa e internet, muitas vezes são transmitidas informações passíveis de diferentes interpretações.

Por isso, o branding vem como uma forma de montar um produto-candidato com marca e embalagem que podem influenciar decisivamente na sua penetração junto ao eleitor. 

A internet como aliada do branding político 

A Era digital tomou proporções gigantescas e impactam na opinião e poder de decisão de milhões de pessoas diariamente.

Nessa realidade, uma campanha baseada na disseminação de uma boa imagem para a marca do político é uma das principais estratégias de aumento de popularidade de muitos políticos.

Campanhas que atrelam um conjunto de técnicas que envolvem a vida pública, bem como as estratégias do novo marketing conseguem chegar nas pessoas que antes não era possível atingir.

A vida pública está diretamente afetada pela virtualização dos processos e o eleitor está muito mais conectado e familiarizado com as atividades do governo digital. 

Por isso, investir no branding político na internet é uma forma de explorar as oportunidades dos cenários político e digital.

Bem, mas engana-se que branding político se resume a ter uma rede social ou acesso aos meios virtuais.

Essa atividade envolve bastante planejamento e conhecimento técnico das mídias para que um grande público engaje, seja ativo e fiel.

Assim, o político se torna mais competitivo no ambiente digital, aumentando a performance e assertividade nas suas ações. 

Se destaque na sua gestão: Se prepare para as eleições com o Assessor.

O branding político exige planejamento, bem como ferramentas que auxiliam na gestão política do seu eleitorado e gabinete.

Para facilitar o seu dia-a-dia e da sua equipe a solução o O Assessor cria, amplia e gerencia sua base eleitoral de uma forma incrível!

O nosso software de gestão política O Assessor é repleto de funcionalidades que irão auxiliar a gerenciar sua atividade política, elevando o seu desempenho eleitoral para um novo patamar.

Na nossa plataforma o político tem acesso a diversas funcionalidades de gestão que facilita as atividades de rotina, mantendo sempre a segurança e oferecendo maior praticidade.

Olha só o que você pode encontrar na nossa plataforma:

  • Agenda do candidato;
  • Cadastro e controle de tarefas;
  • Pasta virtual com acesso para toda a equipe;
  • Subcontas para a equipe;
  • Acesso em dispositivo móvel;
  • Envio automatizado de e mail e SMS para listas personalizadas;
  • Cadastro e acompanhamento de solicitações;
  • Geolocalização de eleitores;
  • Muitos mais!

Interessante, não é mesmo? Pois nós oferecemos para todos os planos um período de testes de 7 dias gratuitos. 

Conheça agora mesmo o nosso sistema clicando aqui!

 

Você Também Pode Gostar

Economizar na campanha

Confira as principais dicas sobre como fazer uma campanha eleitoral econômica e eficiente

Rede Social

Promoção pessoal nas redes sociais: veja o que pode ou não pode ser feito

Crimes Eleitorais

Principais crimes eleitorais: fique atento e não cometa erros

Pesquisa

Conduzir uma pesquisa eleitoral: entenda por que fazer e como

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *