Confira as principais dicas sobre como fazer uma campanha eleitoral econômica e eficiente
Quando o assunto é campanha eleitoral, muitos candidatos a cargos públicos se questionam sobre o valor de investimento necessário para se eleger e se existe alguma forma de ter uma campanha econômica. Afinal, todo político procura meios de ter sucesso na sua campanha gastando menos possível.
Sendo assim, a aplicação de técnicas corretas e a criação de conteúdos relevantes para cada público ajudam a estabelecer um sentimento de proximidade e identidade entre o político e a comunidade em que atua. Por isso, confira neste artigo mais dicas sobre como fazer sua campanha sem precisar gastar muito dinheiro e ser eficiente.
Como fazer uma campanha eleitoral mais econômica e eficiente?
Com o início da disputa eleitoral para as eleições de 2022 no final do ano, está mais do que na hora de começar a planejar sua campanha eleitoral vitoriosa. Para isso, é preciso haver um planejamento detalhado em conjunto com a aplicação de técnicas e métodos eficazes para obter o resultado esperado nesta eleição ou nas futuras. Veja as melhores dicas a seguir!
1. Planejamento geral
Antes de mais nada, é preciso ter os elementos norteadores da sua campanha bem definidos. Nesse sentido, o primeiro passo para uma campanha de sucesso é conhecer bem todas as pautas e propostas que serão divulgadas. Nessa etapa é a hora perfeita para você filtrar e analisar os tópicos que possuem mais destaque na sua campanha e aqueles em segundo plano.
Além disso, você também deve planejar como será feito a divulgação de parte dos integrantes da sua equipe de assessoria. Embora esses elementos provavelmente já estejam todos na sua cabeça, é preciso colocá-los no papel para criar um plano de ação eficaz e objetivo.
Menos é mais
Quando estiver escolhendo os temas e pautas que serão abordados na campanha, vale a pena ter em mente que na maioria das vezes, menos é mais. Mesmo havendo diversas pautas que você gostaria de abordar durante a campanha, selecione aquelas em que você tem total domínio sobre o assunto.
Com isso, além de ter mais segurança e dados para sustentar suas ideias perante o público, a imprensa e seus concorrentes, também fará com que os eleitores gravem mais facilmente as suas propostas. Isso faz com que a comunicação se torne mais fluida e eficaz.
Slogans e jingles
Dentro do planejamento geral, deve haver um destaque para a criação dos slogans e jingles da sua campanha. Isso porque uma das formas mais eficazes para conquistar a mente e o coração do público é através desses mecanismos de fácil memorização.
Nesse sentido, o slogan trata-se de uma pequena frase que deve transmitir a ideia central da campanha de forma fácil e prática. Já o jingle é uma espécie de música que dura de 15 a 30 segundos que é fundamental para fazer com que uma mensagem chegue aos possíveis eleitores de forma dinâmica e “grudenta”.
2. Construção da base de eleitores
Tão importante quanto conquistar o coração e mente de novos eleitores é manter sua base de eleitores confiáveis ainda mais perto de você. Com as informações dos dados dos seus contatos, é possível saber mais detalhes sobre em quais regiões os seus eleitores estão, bem como entender melhor o seu público-alvo.
Com uma base de eleitores solidificados e confiáveis, há o aumento na chance de conseguir registrar as interações realizadas nos locais, fazendo com que o seu trabalho chegue em mais pessoas, ou seja, que alcance um maior número de possíveis eleitores, principalmente na área das ações.
3. Campanha eleitoral online é bem econômica
Nos dias de hoje, é praticamente impossível pensar em construir uma campanha eleitoral sem pensar no uso das redes sociais. Esse fator ganha ainda mais destaque no Brasil, que segundo pesquisa da GlobalWebIndex, os brasileiros são o terceiro país que mais fica navegando na internet no mundo.
Além disso, diferente de outros meios de comunicação, como rádios e televisão, em que o candidato possui um tempo limitado para apresentar suas ideias ao público, na internet não há limite para a interação. Nesse sentido, apostar na construção de perfis nas redes sociais, bem como na elaboração de um site, pode ser a chave para a vitória.
Isso tudo sem contar que o custo para utilizar esses canais de comunicação são gratuitos, ou precisam de pouco investimento quando comparado a outros meios de transmissão. No entanto, não se esqueça de ser bem criativo, informativo e interativo para que os eleitores se sintam mais próximos de você e das pautas que carregam.
4. Mobilização
Além de manter a presença online, uma campanha de sucesso também deve estar nas ruas. Dessa forma, é fundamental que haja o planejamento de quais eventos, encontros, reuniões, fóruns e outros encontros são de interesse do candidato.
Afinal, o que não é visto não é lembrado. Portanto, é fundamental que o público esteja em contato com você e suas propostas para que você ganhe visibilidade. Para isso não esqueça de analisar a persona do seu público, para conseguir atuar de forma mais efetiva.
Por fim, para aumentar ainda mais a eficiência e economia da sua campanha eleitoral, basta assinar O Assessor, que possui soluções eficiantes para gerenciar sua base eleitoral de uma forma prática e que trará resultados.
Gostou desse conteúdo e gostaria de saber mais sobre como otimizar ainda mais sua campanha eleitoral é só acessar o site O Assessor, e ficar por dentro de tudo.