Legislação eleitoral vigente: o que o candidato precisa saber sobre a campanha digital
É hora de começar a pensar e investir em sua campanha para as próximas eleições, mas tomando cuidado com a legislação eleitoral. Realizar pesquisas eleitorais, bem como preparar-se para o período eleitoral e para o debate, criar filmes e ações promocionais como panfletos, anúncios e slogans, elaborar estratégias para campanhas e engajamento direto com os eleitores, etc.
Há muitas atividades que precisam ser consideradas e planejadas em uma campanha política.
Com o advento da internet, outra atividade nesse período tornou-se fundamental: a campanha digital.
Dado que a Internet é atualmente a segunda maior fonte de informação política em nosso país depois da televisão, essas estratégias devem empregar-se de forma bem desenhada e em colaboração com profissionais da área.
Se você é candidato, este artigo é para você!
Confira nossas dicas para campanhas digitais e use a internet para conquistar eleitores sem errar na legislação eleitoral.
Legislação eleitoral digital vigente
Quando se trata de campanhas digitais, a primeira coisa que você precisa fazer é entender as regras para não ter que enfrentar as consequências impostas pelos juízes eleitorais posteriormente.
As campanhas digitais são regidas pela Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997, encontrada neste link.
No que diz respeito à internet, apesar de ser um campo relativamente novo, não é uma terra de ilegalidade.
O Tribunal Superior Eleitoral emitiu um conjunto de regras que são muito claras. Pontos a serem observados são:
- É possível colocar os anúncios eleitorais na Internet após 15 de agosto do ano eleitoral, sem prévia consideração, quando colocados no site do candidato, partido político ou coligação cujo endereço eletrônico tenha sido notificado ao tribunal eleitoral e hospedado direta ou indiretamente, estabelecido no provedor de serviços de internet do país.
- Há permissão do envio de mensagens eletrônicas para endereços cadastrados gratuitamente por candidatos, partidos políticos ou coligações; via blogs, redes sociais etc, cujo conteúdo seja gerado ou editado por candidatos, partidos políticos ou coligações ou por iniciativa de qualquer pessoa física.
- Os políticos podem falar sobre assuntos de interesse do povo, promover suas ideias e posições, além de trabalhar para moldar sua imagem para ganhar a confiança do público fora do período de campanha.
- A compra de bancos de dados de eleitores é proibida. Desse modo, o descumprimento desta regra pode resultar em multa de 5.000 a 30.000 reais.
- Os cidadãos podem cancelar a inscrição na lista de contatos de envio de SMS a qualquer momento e a aprovação deles deve ser feita em até 48 horas após a solicitação.
Autorização do Tribunal Superior Eleitoral
O Tribunal Superior Eleitoral, em 2018, autorizou a veiculação de anúncios pagos nas redes sociais, a promoção de páginas e publicações na web e o uso de sites, e-mails, blogs e aplicativos de mensagens instantâneas.
No entanto, é possível implementar essa prática por candidatos, partidos e coligações e por meio do fornecimento de dados aos tribunais eleitorais.
Tenha acesso a um software de gerenciamento político
A plataforma online pode gerenciar de forma abrangente todas as ações relacionadas à campanha para diferentes cargos políticos, de parlamentares a cargos executivos.
Por meio do sistema, os candidatos podem integrar o trabalho de sua equipe, liderança regional, solicitações, e muito mais.
Como as campanhas seguem regras eleitorais muito rígidas, o sistema “O Assessor” opera estritamente de acordo com a lei.
É possível comparar o sistema a um aplicativo de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) comum em muitas empresas.
No entanto, algumas características são específicas do setor político.
Mapeamento
Estrategicamente, os candidatos podem aumentar seus votos usando as ferramentas do sistema O Assessor, que mapeiam grupos geograficamente diferentes de eleitores. Isso ajuda no planejamento, mas também na execução de campanhas.
Outra ferramenta do sistema de gestão de campanha que pode dar aos candidatos uma grande vantagem no dia a dia do trabalho é a Agenda Integrada, que ajuda a atender eleitores, apoiadores, lideranças e outras autoridades.
Conclusão
Todas essas tecnologias e softwares são essenciais para os políticos, seja no palco da campanha ou no dia a dia do escritório político.
Desse modo, haverá muitas atualizações no software O Assessor, como fóruns, histórico de votação, cursos e treinamentos para políticos e seus funcionários.
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