Branding político: quanto isso afeta sua campanha?
Se engana quem pensa que essa história de gestão da marca é uma preferência e necessidade somente de empresas! No ambiente político, esse trabalho do marketing é fundamental para alavancar a campanha política de candidatos e políticos eleitos. Hoje, as organizações perceberam que a prioridade é satisfazer as necessidades e desejos dos clientes. Somente dessa forma é possível obter sucesso em seus negócios. Nesse contexto, o branding político nasceu com o objetivo de compreender e satisfazer as necessidades da população.
Através de uma imagem montada estrategicamente e gerida de forma a trazer resultados mais promissores, o ator político passa a ser melhor percebido pela população.
Como consequência, o político pode obter o tão desejado voto.
Bem, mas montar o branding político não acontece do dia para a noite!
Para atingir os objetivos com sucesso, é preciso realizar um planejamento eficiente e eficaz, através de técnicas de marketing eleitoral.
O branding político depende da gestão dessas estratégias, para que elas sejam coerentes e relevantes.
A verdade é que todo esse processo é complexo e longo.
Por isso, é necessário muita paciência e esforços de todo o time do político para fazer dar certo!
Ficou curioso(a) para entender melhor sobre o que é o branding político e o quanto isso afeta na sua campanha?
Então, continue a leitura desse artigo e saiba mais.
O que é branding político?
Um produto que se comercializa para satisfazer as necessidades e desejos dos clientes e esse produto pode ser um bem ou um serviço.
O candidato político é um produto composto por todos os seus atributos pessoais, suas ideias, seus planos e sua imagem pública.
Nessa realidade, como os eleitores não podem testar o “produto” como ocorre quando compra um automóvel ou algo similar, a via possível é questionar e debater as ideias do candidato.
É nesse contexto que o branding político entra como fator fundamental que solidifica a campanha do candidato.
A marca do político está totalmente atrelada ao seu partido e suas ideologias, assim, através dessas bases o político pode extrair toda a inspiração para desenvolver os seus ideais políticos.
Para fazer um bom trabalho de branding, o time de marketing precisa traçar o perfil do candidato com o objetivo de planejar a imagem que será projetada junto aos eleitores.
É baseado neste perfil que os eleitores votam. Por isso, o político precisa trabalhar no dia-a-dia a sua imagem para firmar-se junto ao eleitor.
Quando o trabalho não é estrategicamente desenvolvido, então a imagem por ele projetada não é recebida com o mesmo significado pelo eleitor.
Além disso, sob influência da imprensa e internet, muitas vezes são transmitidas informações passíveis de diferentes interpretações.
Por isso, o branding vem como uma forma de montar um produto-candidato com marca e embalagem que podem influenciar decisivamente na sua penetração junto ao eleitor.
A internet como aliada do branding político
A Era digital tomou proporções gigantescas e impactam na opinião e poder de decisão de milhões de pessoas diariamente.
Nessa realidade, uma campanha baseada na disseminação de uma boa imagem para a marca do político é uma das principais estratégias de aumento de popularidade de muitos políticos.
Campanhas que atrelam um conjunto de técnicas que envolvem a vida pública, bem como as estratégias do novo marketing conseguem chegar nas pessoas que antes não era possível atingir.
A vida pública está diretamente afetada pela virtualização dos processos e o eleitor está muito mais conectado e familiarizado com as atividades do governo digital.
Por isso, investir no branding político na internet é uma forma de explorar as oportunidades dos cenários político e digital.
Bem, mas engana-se que branding político se resume a ter uma rede social ou acesso aos meios virtuais.
Essa atividade envolve bastante planejamento e conhecimento técnico das mídias para que um grande público engaje, seja ativo e fiel.
Assim, o político se torna mais competitivo no ambiente digital, aumentando a performance e assertividade nas suas ações.
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